Mingau de Leite Queimado e Aveia
Eu adoro os dias de inverno na serra de Passagem de Mariana, onde moro. Mas quando a noite vem, ou quando o dia está apenas nascendo, faz um frio de doer que afeta meu humor – é uma chatice sem tamanho. Pra perder a vontade de hibernar, eu faço de tudo pra manter meu corpo aquecido. Sopas, chás e mingaus viram então a minha salvação para inventar uma espécie de microclima pessoal, que me acompanha por onde vou. /
Eu costumo fazer normalmente esse mingau de leite queimado para uma ou duas pessoas, mas se você quiser fazer para mais gente, ela é facilmente multiplicável. O açúcar tem que ficar bem caramelado para não adoçar demais o mingau. Aliás, com as proporções abaixo, o docinho do açúcar caramelado mais o das uva-passas fica perfeito como acompanhamento do meu café, que é puro, sem açúcar, mas se você preferir tomar o mingau puro ou com café doce, é só ajustar o açúcar ou a quantidade de uva-passas. Xô frio garantido!
- 2 colheres de sopa de açúcar cristal branco ou demerara
- 1/2 xícara de chá de leite
- 1/2 xícara de água
- 1/3 xícara de chá de aveia em flocos médios
- 2 colheres de sopa de uva passas
- 1/4 colher de chá de sal
- 1-3 amêndoas picadas (opcional)
- Numa panela pequena ou média, coloque o açúcar e ligue o fogo. Caramelize o açúcar até ficar dourado escuro. Se houver alguns pontos na panela em que o açúcar estiver escurecendo mais rápido, você pode mexer com uma colher de pau. Como a quantidade de açúcar para uma porção é bem pouca, não vai demorar quase nada para o açúcar caramelizar, por isso fique olho para não queimar. Mas não coloque o leite e a água antes de o açúcar ficar dourado escuro, se não o mingau pode ficar doce demais.
- Com cuidado, adicione o leite e a água de uma só vez (o açúcar estará muito quente, tome cuidado com os respingos). Coloque em seguida a aveia, a uva-passas e o sal (o sal é importante aqui, não deixe de colocar).
- Enquanto o líquido ferve, mexa de vez em quando para ajudar a derreter os pedaços de açúcar endurecidos. O mingau estará pronto assim que aveia amolecer e o líquido chegar à consistência de sua preferência. Para um mingau mais ralo, adicione mais leite ou, se gostar dele mais grosso, deixe mais tempo no fogo.
- Se for usar as amêndoas, salpique-as diretamente no prato.
Seja o primeiro a comentar!