Maçãs Assadas com Canela e Vinho do Porto

Maçãs Assadas com Canela e Vinho do Porto

Procurando sobremesas que não fossem tão calóricas, me deparei com um monte de receitas de maçãs assadas na internet. De todas as muitas que experimentei, essa da Tessa Kiros é a melhor. É tão boa que ela passou a ser uma das minhas sobremesas favoritas quando o frio chega. Tudo bem, não é pra menos, ela leva vinho do porto e manteiga, o que fazem com que a receita saia em grande estilo da categoria light!

Mas não ser light não significa que a sobremesa não seja saudável: além de ela ser uma forma de fazer a gente querer comer fruta no frio, ela leva apenas ingredientes naturais, numa proporção balanceada, e o cheirinho de canela no forno faz muito bem à alma!

As maçãs ficam infinitamente mais interessantes se servidas com uma colherada de iogurte ou creme de leite fresco batido, qualquer um dos dois funcionando como complemento perfeito para o sabor caramelado da mistura de açúcar, vinho, manteiga e suco azedinho que escorre das maçãs.

MAÇÃS ASSADAS COM CANELA E VINHO DO PORTO
Serve 4
ótima receita para comer fruta no inverno!
Imprimir
Ingredientes
  1. cerca de 4 colheres de sopa de manteiga
  2. 4 maçãs fuji ou gala
  3. 1/3 de xícara de chá de açúcar demerara
  4. 1 colher de chá de canela moída
  5. 3 colheres de sopa de vinho do porto
  6. 1/2 xícara de água
  7. 1 assadeira que caiba as maçãs juntinhas, sem sobrar muito espaço
  8. creme de leite fresco ou iogurte para servir (opcional)
Modo de Fazer
  1. Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Tente não furar a casca, mas se não conseguir, não tem problema, dá certo mesmo assim.Preaqueça o forno a 180° C. Unte com manteiga a assadeira. Coloque as metades das maçãs na assadeira, com a casca virada para baixo.
  2. Misture a canela e o açúcar numa tigela e salpique em todas as maçãs. Coloque um naco de manteiga em cada metade, e vá derrubando um pouquinho do vinho do porto em cada uma delas. Adicione a água diretamente na assadeira.
  3. Asse por cerca de 30 minutos e então regue as maçãs com o suco que vai se formar na assadeira. Se você achar que o restante do suco não vai ser suficiente,  adicione mais  1/2 xícara de água quente à assadeira (na minha experiência, nunca foi necessário adicionar mais água, pois sempre tenho uma maçã ou outra cuja casca tem alguma imperfeição que tenho cortar, fazendo com o que suco dessas maçãs escorra e dispense a necessidade da água extra). Asse por aproximadamente mais 30 minutos, ou até que as maçãs fiquem douradas por fora e macias por dentro (você pode testar com uma faquinha). Atenção! Não asse tanto a ponto que as maçãs virem um purê - as metades devem permanecer inteiras.
  4. Se as maçãs já estiverem no ponto, mas mesmo assim ainda sobrar muito líquido na assadeira, você pode colocar a calda numa panela, reduzindo-a até chegar à consistência de xarope. Você também pode ir um pouco mais além, deixando a calda virar um caramelo escuro, o que vai deixar o sabor ainda mais incrível e complexo, digno de sobremesa de restaurante.
Dicas | Comentários
  1. Sirva as maçãs quentes ou mornas, com um pouco de calda por cima e uma colherada de creme de leite ou iogurte frios, para contrastar.
  2. É melhor comer somente a polpa da maçã, raspando com uma colher, pois a textura das cascas não fica tão agradável.
Receita adaptada ligeiramente do livro Apples for Jam, de Tessa Kiros
Mangalô https://www.blogmangalo.com/

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comente! Sugira! Pergunte!

Se você quiser, você pode editar seu texto com as seguintes tags html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>