M edir ou não medir? Essa é uma questão que divide os cozinheiros que conheço. Para muitos deles, quem não cozinha de olho é porque não tem prática com as panelas, ainda está “cru” e por isso suas aventuras culinárias entram na roda já com alguns pontinhos a menos no quesito impressão inicial.

Aqui no Mangalô, no entanto, a ideia é que todos possam chegar a um resultado o mais próximo possível da receita proposta, por isso é necessário usar medidas padronizadas. Pois a xícara da minha casa é certamente diferente da sua, o pires também, e o que eu considero um pires cheio talvez seja bastante diferente do que você vai perceber como cheio. Daí eu pego sua receita de bolo de fubá, que não usa medidas padronizadas, não consigo chegar ao mesmo resultado que você, e fico achando que eu não sei cozinhar direito, que minha mão não é boa…

Mas a “mão boa” nada mais é do que uma intuição que foi construída através de uma prática diária, onde o(a) cozinheiro(a) descobriu, com a ajuda de muita gente e depois de muita tentativa e erro, quais são as proporções mais adequadas, que geram resultados mais confiáveis. Então, para que todo mundo tenha a chance de aprender, até mesmo aqueles sem nenhuma familiaridade com as panelas, é importante contar com receitas com passo-a-passos claros e com medidas padronizadas.

Agora, se você me perguntar: – Posso substituir a farinha de trigo branca pela integral?  – Posso colocar menos óleo? Eu vou responder: – Pode sim, claro! 

 

Cada um pode personalizar a receita o quanto quiser. Dependendo do que você faça, no entanto, o resultado final vai tornar a receita completamente diferente da original, e essa é a beleza da cozinha: os detalhes fazem toda a diferença!

 

O Mangalô faz questão de divulgar receitas com ingredientes bem medidos e um passo-a-passo testado e bem descrito. Com isso em mãos, você vai poder conferir o sabor e técnicas originais e entender aos poucos que as mudanças que você fizer vão implicar em diferentes resultados. Aos poucos, sua própria técnica vai ficar cada vez mais apurada e sua “mão” vai se tornar cada vez melhor e mais preparada para lidar com o dia a dia sempre mutante de uma cozinha.

Eu uso xícaras e colheres padrões (que não são as xícaras e colheres de mesa), mas prefiro mesmo é uma boa balança, que aliás hoje em dia está com o preço bem mais em conta. Ela torna tudo mais rápido – você não tem que ficar medindo xícara por xícara, além de reduzir bastante a louça a ser lavada (benzadeus!). As receitas no Mangalô sempre que possível vão aparecer tanto em gramas como em xícaras.

Pra quem não sabe, as quantidades das medidas padronizadas estão no quadro logo abaixo. As xícaras e colheres são sempre medidas rasas, ou seja, nada de xícara cheia ou faltando um dedo, nem de “colher cheia” ou “mais para vazia”.

Qualquer dúvida, entre em contato que vou adorar trocar email com você!

 

  •  1 xícara = 240ml 
  • 1/2 xícara = 120ml
  • 1/3 xícara = 80ml
  • 1/4 xícara = 60ml

  • 1 colher de sopa = 15ml
  • 1/2 colher de sopa = 7,5ml
  • 1 colher de chá = 5ml
  • 1/2 colher de chá = 2,5ml