O que é o blog Mangalô?

O blog Mangalô é praticamente uma extensão da minha cozinha, onde você vai encontrar um pouco de tudo: comidas caseiras, outras nem tanto, muitas e muitas dicas de como organizar sua rotina culinária, acertar o ponto de carnes, melhorar seu tempero. Você também encontra por aqui técnicas super bem explicadas com fotografias e passo-a-passo detalhado, muitas vezes em vídeo. Tudo para que o seu jantar, café da manhã ou lanchinho da tarde, preparado por você, se transformem num confortinho diário…

O Mangalô é também um blog de fotografia, onde você vai encontrar muitas fotos e, no futuro, posts sobre como você melhorar suas fotos.

bolo de fubá

 

Mas o que significa Mangalô?

Mangalô é um feijão delicioso, que eu conheci quando morei no litoral da Bahia. Quando novo, ele tem uma cor verde fluorescente linda, e normalmente é marrom bem escuro quando seco. Dos dois jeitos, tem um sabor todo especial… Na Bahia, eu costumava fazer com camarão, peixe ou frutos-do-mar. Quando mudei para Minas, longe do mar, logo me bateu uma saudade danada desse feijão. Não demorou muito para encomendar sementes pela internet. Meses depois pela primeira vez comi mangalô direto do pé. E do meu quintal. O blog se chama Mangalô como modo de estímulo à disseminação de sementes inspiradoras de um quintal para outro, em todos os quintais!

feijão mangalô

Na foto acima, dá para ver os grãos do Mangalô ainda pequenininhos, mas não se engane achando que eu colhi cedo demais, até essa vagem é comestível!

Na foto abaixo, você pode ver os grãos já inteiramente formados: os mais verdinhos são mais novos e os mais vermelhos, mais velhos.

Feijão Mangalô

Quem faz o Mangalô?

Todos os textos são escritos por mim, Paula Siqueira. Além de cozinheira, sou antropóloga e fotógrafa, ufa!

Por que o Mangalô é também um blog de política?

Calma, não é aquela política tradicional. A política aqui é outra, é basicamente uma política do sabor! A ideia é simples: leia o post-manifesto “Política no Quintal” que você vai entender melhor o que eu quero dizer.

Por que você resolveu escrever um blog de culinária?

Cozinho praticamente todos os dias há muitos anos e a vontade de fazer parte dessa troca incrível entre os vários blogs que admiro aumentou bastante depois que eu fiz o curso de culinária em Ballymaloe, na Irlanda. Foi uma experiência incrível e muito do que eu vou falar com vocês aqui no Mangalô foi lapidado por lá. Muito em breve vou fazer alguns posts falando mais da escola.

Quem faz as fotos do Mangalô?

Todas as fotos e textos foram feitos por mim, Paula Siqueira, salvo quando outro autor for mencionado.

Eu posso usar os textos e as fotos do Mangalô no meu blog?

Eu vou ficar super feliz se você quiser reproduzir o conteúdo do Mangalô no seu blog. Para isso, há algumas regras, mas elas são bem simples. Você pode reproduzir as fotos OU os textos de um post, nunca os dois ao mesmo tempo. Em qualquer um dos casos, você deve citar a fonte do blog de forma nítida e destacada, tornando também disponível o link para o post em que a foto ou o texto foi publicado. Se você quiser publicar algum material do Mangalô em outros lugares que não blogs pessoais, será necessário primeiro solicitar uma autorização.  Entre em contato para a gente conversar sobre o assunto.

Qual é o seu equipamento de fotografia?

Os primeiros posts foram todos fotografados com uma Nikon D300. Depois, passei a usar também a Nikon D810. As lentes que eu uso com mais frequência são 24-120mm f/4, 100mm macro f/2.8 e 35mm f/1.8.

Você aceitaria trocar links, eu colocaria um link para o Mangalô no meu blog e você colocaria um link para meu blog no Mangalô?

Quem me dera se eu tivesse tempo para ler tudo que eu gostaria! Os links e indicações que aparecem no Mangalô são de sites ou blogs que eu atualmente leio, ou que li muito frequentemente no passado. Infelizmente não tenho tempo agora para incorporar mais uma leitura a já corrida vida diária. Quem sabe um dia?!

Você aceitaria ações de marketing, propagandas da loja ou do produto que represento?

Depende do produto em questão, se ele estiver alinhado com as questões importantes para o Mangalô, a gente pode iniciar uma ótima parceria (entre em contato!). Todos os produtos citados nos posts são usados por mim no meu cotidiano, e não são fruto de ações de marketing e propaganda. Fora isso, há propagandas no corpo do email e na barra lateral, cujo rendimento (bem magro!) é usado para pagar os custos de manutenção do blog.

Você aceitaria receber produtos para teste?

Não, infelizmente no momento não posso aceitar.