Biscoitos Linzer: Faça você mesmo e presenteie pessoas queridas!

Biscoitos Linzer: Faça você mesmo!

Já é o terceiro Natal seguido que presenteio meus familiares com biscoitos feitos em casa. Eu que não sou super fã de Natal, mesmo assim adoro quando chega essa parte do ano porque sei que, pelo menos durante algumas horas ou um dia inteiro, eu vou sair da correria de fim de ano para me concentrar em um atividade mais tranquila, que me traz satisfação. Quando um amigo, familiar ou namorado oferecem uma mãozinha, é só alegria. A sensação é de que o reencontro de final de ano já começou e que o Natal é mesmo o que deveria ser: a partilha de alimentos com quem se gosta.

Biscoitos Linzer - blog mangalô

Não vou mentir, biscoitos quando feitos em grande quantidade tomam tempo. Escolher a receita, comprar os ingredientes, achar a embalagem, abrir a massa, cortar, assar, embrulhar… Sem falar que é preciso colocar a massa na geladeira umas trocentas vezes para evitar que o biscoito derreta de vez. Ufa… É trabalhoso, mas esses biscoitos Linzer valem cada minuto do seu tempo e cada ruga de preocupação com catástrofes culinárias em potencial. :-)

O sabor é uma delicadeza pura. A massa não é muito amanteigada e só é doce o suficiente para contrabalancear o azedinho da geleia de framboesa. A textura não fica atrás em sutileza, o biscoito esfarela na boca e deixa um gosto de amêndoa e canela, que combina super bem com a geleia de framboesa. Além do sabor nota 10, o biscoito é lindo.

Não podia ser diferente: todos que receberam adoraram o mimo!

A geleia da foto é de framboesa que fiz em casa mesmo com a fruta congelada, mas tenho certeza que se você diluir goiabada com um pouco de água vai ficar igualmente gostoso (dica: para ter mais sabor, procure por marcas de goiabada em que o percentual de goiaba seja maior do que o de açúcar).

Como variar é um antídoto contra o tédio, é legal usar cortadores de formas e tamanhos diferentes para cortar o centro dos biscoitos.

Biscoitos Linzer de Natal - blog Mangalô

Aqui estão os biscoitos embrulhados e prontos para serem devorados!

Biscoitos Linzer de Natal - blog Mangalô

Biscoitos Linzer
Excelente para presentear pessoas queridas. Difícil comer um só!
Imprimir
Ingredientes
  1. 90g de amêndoa com casca
  2. 1/2 xícara de light brown sugar ou açúcar demerara*
  3. 2 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
  4. 2 pitadas grandes de amido de milho
  5. 1/2 colher de chá de fermento
  6. 1/2 colher de chá de sal
  7. 1/4 colher de chá de canela
  8. 225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  9. 1 ovo
  10. 1 colher de chá de extrato de baunilha
  11. Aproximadamente 360g de geleia
  12. Açúcar confeiteiro
  13. 1 cortador grande de biscoito de 7 a 8cm*
  14. 1 ou mais cortadores pequenos de biscoito de 3 ou 4 cm
Modo de Fazer
  1. Retire a manteiga da geladeira cerca de 30 minutos a 1 hora antes de começar a fazer a receita.
  2. Preaqueça o forno a 180°. Coloque as amêndoas em uma assadeira grande o suficiente para elas ficarem em uma só camada. Asse-as durante 6 a 15 minutos. O tempo depende do seu forno ou das próprias amêndoas, mas o aroma das amêndoas se intensifica bastante quando elas estão prontas, então fica fácil identificar o ponto correto. O único porém é que elas queimam com muita facilidade, então coloque o timer para apitar de 3 em 3 minutos para não esquecê-las no forno! Desligue o forno e deixa as amêndoas esfriarem em uma tigela.
  3. Em uma tigela grande, misture bem a farinha de trigo, fermento, sal e canela. Em outra tigela menor, misture rapidamente o ovo com o extrato de baunilha.
  4. Assim que as amêndoas esfriarem, coloque-as em um liquidificador ou processador de alimentos e moa-as juntamente com 1/4 de xícara de light brown sugar e umas duas pitadas grandes de amido de milho*, até que a mistura fique bem homogênea.
  5. Numa batedeira, bata a manteiga com o restante do light brown sugar (1/4 de xícara) em velocidade alta até que a massa fique cremosa e clara (durante aproximadamente 3 minutos). Adicione as amêndoas moídas e bata novamente por cerca de 1 minuto. Coloque os ovos e bata até que eles estejam incorporados. Reduza a velocidade, adicione a mistura de farinha de trigo e misture somente até que a massa fique homogênea (não bata além da conta se não o biscoito pode ficar duro).
  6. Numa bancada, divida a massa em duas partes e forme duas bolas (se precisar, passe um pouco de farinha nas suas mãos para a massa não grudar). Achate-as em discos de aproximadamente 12cm de diâmetro cada. Embrulhe-os em papel-filme e deixe-os na geladeira por pelo menos 2 horas ou até que eles fiquem firmes.
  7. Preaqueça o forno a 180° C. Coloque uma das grades do seu forno no terço inferior e a outra, no terço superior (se o seu forno não tiver duas grades, faça uma leva de cada vez).
  8. Tire apenas um disco da geladeira e abra-o até que atinja aproximadamente 27cm de diâmetro e 3mm de espessura. É bem mais fácil abrir a massa entre duas tiras de papel filme. Numa bancada, abra o papel filme ainda fixo no rolo até que ele fique com mais ou menos 30 cm de comprimento, coloque a massa no meio e dobre o papel de modo que haja sobra dos dois lados do disco. Abra a massa usando o rolo por cima do papel filme. Use o cortador de biscoitos grande para cortar o máximo de biscoitos que conseguir e transfira-os para duas assadeiras grandes (não precisar untar). Os biscoitos não aumentam de tamanho no forno, então você pode deixar apenas 1-2 cm de espaço entre eles.
  9. Lembre-se que, nessa receita, a geladeira é sua melhor amiga! Se você perceber que a massa ficou muito mole e está difícil transferir os biscoitos para a assadeira, coloque a massa aberta numa tábua grande o suficiente para acomodá-la e deixe-a na geladeira até que endureça novamente. Dependendo da temperatura ambiente, isso pode demorar de 10 a 30 minutos. Não se esqueça de manter na geladeira qualquer pedaço de massa que não está sendo usado.
  10. Use os cortadores menores para cortar o centro de metade dos biscoitos, retirando-os com a ajuda de uma faquinha. Se você perceber que está difícil eles saírem em um só pedaço, leve os biscoitos de volta à geladeira e repita a operação assim que a massa endurecer. Reserve os centros para posteriormente abri-los novamente junto com as outras sobras (na receita original, eles pedem para reabrir a massa somente uma vez, mas eu tive sucesso total refazendo o processo por umas três vezes. A textura ficou mesmo assim muito boa!)
  11. Asse os biscoitos durante 15 minutos ou até que eles fiquem dourados, especialmente nas bordas. Se você estiver usando duas assadeiras, mude-as de posição na metade do tempo para que os biscoitos assem por igual (tanto de baixo para cima como da direita para esquerda). Transfira os biscoitos para um rack até que esfriem. Repita o processo para o segundo disco e para as sobras de ambas as massas.
  12. Coloque uma colher de sopa de açúcar confeiteiro numa peneira seca, de malha fina, e salpique o açúcar nos biscoitos com o buraco no meio. O açúcar vai ficar mais bonito e delicado se você mantiver a peneira um pouco mais alta em relação aos biscoitos e der batidinhas bem de leve. Espalhe a geleia nos biscoitos inteiros (cerca de 2 colheres de chá, mas não é necessário uma medida exata. O melhor mesmo é experimentar para decidir a quantidade perfeita para você). Não coloque geleia até as bordas para que ela não derrame quando você juntar os dois biscoitos*. Junte os dois biscoitos com cuidado para eles não quebrarem.
Dicas | Comentários
  1. * Light brown sugar é uma mistura de melado e açúcar cristalizado. O nosso açúcar mascavo não tem exatamente o mesmo sabor caramelado, por isso eu prefiro substituir "light brown sugar" por açúcar demerara ou então misturar 1 ou 2 colheres de sopa de melado para cada xícara de açúcar cristal (fonte: http://www.thekitchn.com/the-easy-way-to-make-homemade-brown-sugar-97428)
  2. * O amido de milho vai prevenir que as amêndoas virem uma pasta.
  3. * Se você quiser um efeito 3D, deixe um montinho de geleia no centro.
  4. * Se quiser economizar na porção, use um cortador menor e diminua o tempo de forno! Vai ficar igualmente gostoso.
Receita adaptada ligeiramente do site Epicurious
Mangalô http://www.blogmangalo.com/

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comente! Sugira! Pergunte!

Se você quiser, você pode editar seu texto com as seguintes tags html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>