Sopa Cremosa de Abobrinha com Cogumelo e Manjericão

Sopa de Abobrinha Cremosa com Cogumelo e Manjericão

Muito maior que a soma entre as suas partes, essa sopa de abobrinha cremosa surpreende. Para os incrédulos, que acham a abobrinha um legume irremediavelmente sem graça,o cogumelo dá um tchan a mais, e a sopa vira festiva. Mas para aqueles que já acham a abobrinha merecedora do papel principal, ou para aqueles que querem uma sopa mais barata para o dia-a-dia, basta omitir o cogumelo que a sopa fica assim mesmo uma delícia.

Dependendo da cor da casca da abobrinha, a sopa pode ficar mais amarela, como na da foto, ou mais esverdeada – e minha preferência é pela segunda opção, já que a casca verdinha deixa o sabor bem mais intenso. Se o seu manjericão estiver em flor – você não tem um pé de manjericão em casa? como assim?! arranja um! -, você pode enfeitar com uma ou duas florzinhas. Elas são comestíveis (!), têm um sabor agradável e deixam o prato com um visual super bonito e delicado.

SOPA DE ABOBRINHA CREMOSA COM COGUMELO E MANJERICÃO
Serve 2
O sabor dessa sopa surpreende. Ótima para um jantar leve.
Imprimir
Ingredientes para a sopa
  1. 25g de manteiga
  2. 2 cebolas pequenas
  3. 1 dente de alho
  4. 2 batatas médias, picadas em cubos médios
  5. 3 abobrinhas pequenas, picadas em cubos grandes
  6. 2 xícaras de chá caldo de galinha caseiro
  7. 1/4 xícara de chá creme de leite fresco
  8. 1/2 a 1 colher de sopa de limão
  9. 5 folhas médias de manjericão
  10. um punhado bem pequeno de salsinha
Ingredientes para os cogumelos
  1. 1 colher de sopa azeite
  2. 1 dente de alho descascado e cortado pela metade
  3. 1 bandeja (200g) de cogumelo shimeji
  4. gotas de limão
  5. 1/2 colher de sopa manteiga
  6. sal e pimenta do reino
Modo de Fazer da Sopa
  1. Derreta a manteiga numa panela média. Adicione a cebola e o alho picados, uma pitada de sal, e refogue em fogo baixo até a cebola ficar translúcida, uns 5 minutos mais ou menos, mexendo sempre.
  2. Adicione os cubos de batata, de abobrinha, e mais uma pitada generosa de sal. Aumente o fogo, e refogue por 4 minutos, mexendo sem parar.
  3. Em seguida, adicione o caldo de frango caseiro. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo, cozinhando até a abobrinha ficar macia, cerca de  10-15 minutos.
  4. Desligue o fogo, adicione o manjericão e bata a sopa na própria panela com um mixer até ficar homogênea. Você também pode usar o liquidificador e, neste caso, tome cuidado para não se queimar com o vapor. Adicione o creme de leite, ajuste o sal e apure o sabor durante dois minutos, ou o suficiente para atingir a consistência desejada.
  5. Agora, você deve decidir o quanto usar de limão. Eu adoro que ele esteja perceptível, mas não muito forte, então se você também quiser desse jeito, não exagere, coloque de pouquinho em pouquinho até ele ficar perceptível, sem no entanto se sobrepor ao sabor da abobrinha.
  6. Sirva a sopa e coloque a quantidade desejada de cogumelo em cada prato. O cogumelo pode ser feito com antecedência e apenas reaquecido na hora de servir. Se tiver acesso, use uma ou duas flores de manjericão para decorar. Elas são comestíveis e têm um sabor diferente e agradável.
Modo de fazer dos Cogumelos
  1. Lave os cogumelos em um fio de água corrente. Não deixe o cogumelo muito tempo sob a água, e sobretudo não deixe o cogumelo de molho, se não ele vai absorver muito líquido e ficar com um gosto águado.
  2. Derreta a metade do azeite numa frigideira média ou grande e espere até ele ficar bem quente. Adicione metade dos cogumelos, deixando um bom espaço entre um e outro. Salpique-os com uma pitadinha de sal, e não mexa até que eles dourem bem, cerca de 2-4 minutos, dependendo do quanto a sua frigideira estiver quente. Se por acaso você perceber que os cogumelos estão soltando água, aumente o fogo. Vire os cogumelos, e espere dourar do outro lado, cerca de 1-2 minutos. Retire a primeira leva da frigideira, reserve, e repita o mesmo procedimento para a segunda leva. Reserve.
  3. Abaixe o fogo e, com a frigideira vazia, coloque cerca de 1/2 xícara de água. Assim que água ferver, raspe o fundo com uma espátula de modo a extrair todo o sabor que ficou grudado na panela. Volte os cogumelos para a panela e cozinhe até que eles fiquem macios, com uma textura homogênea, mas não molenga demais, por 5 a 10 minutos. Se a água secar, adicione um ou dois dedos de água de cada vez, pois quando o cogumelo estiver cozido, a água já deverá ter evaporado.
  4. Tempere com pimenta do reino e algumas gotas de limão e ajuste o sal. Adicione a manteiga, misturando tudo até ela derreter. Reserve.
Mangalô http://www.blogmangalo.com/

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comente! Sugira! Pergunte!

Se você quiser, você pode editar seu texto com as seguintes tags html:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>